Veja fotos de drone modificado para lançar bombas na guerra entre Russia e Ucrania
20 Jun, 2022
Tiempo de lectura aprox. :
10 min.
0 votos

Drone da DJI carregava granada em copo de café


 image 15/06/2022 às 16:44 por Felipe Freitas


Após o drone militar russo com câmera da Canon instalada, soldados ucranianos derrubaram um drone Mavic 3, fabricado pela DJI, adaptado para carregar uma granada dentro de um compartimento de bombas. Atenção nas aspas, porque o compartimento de bombas era um copo de café! Apesar de ser plausível, a informação foi divulgada pelo The Sun e não confirmado por outros veículos jornalísticos. 

Um fato que se deve levar em conta na hora de acreditar na imagem (veja abaixo) é que a Rússia foi despreparada para a invasão à Ucrânia .

Acreditando em uma vitória rápida e dizendo aos seus soldados que eles seriam bem recebidos pela população, as Forças Armadas não tomaram o cuidado exigido com as cadeias de suprimentos e envio de mais equipamentos militares. Assim, o uso de drones civis, como o caso do Mavic 3 da foto, pode ter sido uma maneira que soldados russos acharam de realizar ataques antipessoais com pequenas granadas. E, em caso de ser algo verídico, há a possibilidade do drone ser até mesmo roubado pelos russos, visto que há diversos relatos de saques do exército invasor.


De qualquer jeito, a história também serve para elevar a moral dos soldados e civis ucranianos na árdua e pesada guerra contra a segunda maior força armada do mundo. No leste da Ucrânia, é especulado que existam 10 soldados russos para cada soldado ucraniano.



Apesar dos diversos treinamentos e reestruturação de suas forças armadas após a invasão da Crimeia, a Ucrânia não conta com muitos equipamentos de ponta. Uma de suas melhores armas é o drone turco Bayraktar TB2. Civis e soldados também adaptaram drones comerciais para auxiliar as operações de defesa contra os invasores russosAndrii Pokrasa, de 15 anos, utilizou seu próprio drone para informar ao exército ucraniano a localização de um comboio do exército inimigo. 


Outro caso foi o de soldados ucranianos que utilizaram o mesmo modelo Mavic 3 e drones Phantom 3 para transporte de granadas VG18. Essas bombas detonam automaticamente após alguns segundos, mesmo que o detonador principal não exploda — enquanto outros tipos de granadas podem falhar mesmo com o detonador principal ativado. Veja fotos a seguir e o vídeo neste link.

134 visitas
Valora la calidad de esta publicación
0 votos

Por favor, entra o regístrate para responder a esta publicación.

Publicaciones relacionadas
Adimvi es mejor en su app para Android e IOS.